sexta-feira, 19 de abril de 2013

Escola Clívia Marinho Lopes realiza Assembleia

A gestão escolar democrática deve ser construída com a participação de representantes dos diferentes segmentos da comunidade escolar. Todos devem ser tratados de forma igualitária, com direito a voz. Foi nessa Perspectiva, que a Secretária de Educação e a Direção da Escola Municipal Clívia Marinho Lopes realizaram uma Assembléia Extraordinária com o objetivo de decidir, juntamente com pais, alunos e demais funcionários, através de votação, se a referida escola continuaria funcionando na Sede do Caetano Dantas, ou retornaria para suas instalações.
Inicialmente, o Secretário de Educação João Paulo Pereira de Araujo enfatizou a importância da Assembléia, mostrando que devido à tradição centralizadora da sociedade e da escola brasileira, é preciso chamar os professores e, especialmente, os pais à participação nas decisões da escola, a fim de construir uma cultura escolar democrática. Em seu discurso, deixou claro que aquele era um momento de escolha, onde cada pai e cada mãe teriam a liberdade de decidir o melhor para seus filhos. Em seguida o Prefeito Sérgio Eduardo reforçou as palavras do Secretário e cobrou dos pais, alunos, professores, e demais funcionários a participação efetiva de cada um nas decisões escolares. Após esse momento, pais, mães, professores e demais funcionários tiveram oportunidade de opinar, defendo o ponto de vista de cada um. Em seguida, houve a votação, onde a maioria decidiu que a Escola Clívia Marinho Lopes a partir dessa terça-feira, dia 23 de abril, voltará para suas instalações e o "Mais Educação" será desenvolvido na sede da Escola Caetano Dantas.
É por meio da gestão democrática que os indivíduos avançam na conquista da cidadania, pois a medida que tomam decisões em conjunto, percebem e vivenciam seus direitos e deveres, aprendendo a respeitar limites e conviver com ideias divergentes. (BORGUETTI, 2000).

Parabéns a todos envolvidos nesse processo educacional e que a Escola Clívia Marinho Lopes continue fazendo a diferença em nossa cidade.










Nenhum comentário:

Postar um comentário